Rede Social

A Rede Social é um programa nacional criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997 (regulamentado pelo Decreto-Lei N.º 115/2006, de 14 de junho) e constitui uma estrutura de governança local que visa a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais ativos no concelho, tendo como objetivos combater a pobreza e exclusão social e promover a inclusão dos grupos vulneráveis, o bem-estar social e a coesão territorial.

 

A Rede Social é composta pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS) e pelo Núcleo Executivo do CLAS.

O Conselho Local de Acão Social (CLAS) é constituído por entidades públicas e privadas que, formalmente, aderiram à Rede Social de Seia. É presidido pelo Presidente da Câmara Municipal e tem como principais competências:

– Promover iniciativas que visem uma melhor consciência dos problemas sociais;
– Promover a realização participada do Diagnóstico Social concelhio, do Plano de Desenvolvimento Social e dos Planos de Ação anuais;
– Fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma atuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais;
– Deliberar sobre pareceres do Núcleo Executivo relativos à implementação de novas respostas sociais e/ou projetos específicos.

 

O CLAS funciona em Plenário, no qual têm assento entidades ou organismos do setor público, instituições que desenvolvam respostas sociais, presidentes das juntas de freguesia, conselheiros locais para a igualdade de género, entidades com ou sem fins lucrativos e pessoas dispostas a contribuir de modo relevante para o desenvolvimento social local, nomeadamente através dos seus conhecimentos técnicos, intervenção comunitária ou contributos financeiros.

 

A adesão ao CLAS é livre e está permanentemente em aberto. Assim, qualquer entidade pode aderir à Rede Social de Seia, desde que exerça atividade no território ou, não exercendo, o seu âmbito de atuação seja relevante para o desenvolvimento social do Concelho.

 

Para solicitar a adesão à Rede Social preencha o Formulário de Adesão AQUI.

 

Rececionado o pedido, o mesmo é analisado pelo Núcleo Executivo que verifica o cumprimento dos requisitos, sendo a adesão formalizada numa sessão plenária do CLAS através da votação dos seus membros.

 

Esclarecimentos adicionais através dos seguintes contactos: redesocial@cm-seia.pt ou 238 310 230.