Plano Social

Este plano procura produzir orientações estratégicas, como base de partilha e plataforma para a concertação institucional no concelho, evidenciando as possibilidades e as potencialidades de intervenção a partir dos recursos e capacidades já instalados e disponíveis.

Estes planos desenvolvem-se a partir do Diagnóstico Social 2021/2023 que pode consultar neste site.

Para o concelho de Seia, a nova geração de respostas e intervenções sociais do concelho deverá orientar-se para a otimização, qualificação e rentabilização dos recursos existentes no terreno. Por outro lado, deverá assentar numa visão com carácter inovador e sustentável de novas soluções e respostas, perante os desafios que cada vez, são mais exigentes e impõem intervenções transversais e multisetoriais, adaptadas à evolução e desenvolvimento individual, tecnológico e cultural.

A rede de instituições do concelho de Seia representa, neste âmbito, um forte potencial estratégico para o seu desenvolvimento social. Portanto, este é também um tempo extremamente exigente para o conjunto de instituições envolvidas neste processo, na medida em que é o momento de assumir compromissos coletivos com vista à concretização de intervenções e projetos, a inscrever nos planos de ação bianuais do CLAS, que permitam a execução das estratégias e a concretização dos objetivos definidos no PDS.

Só este compromisso, concertação de esforços e conjugação de recursos permitirão que este seja um documento decisivo e orientador de políticas locais, conducentes às mudanças desejadas e consideradas prioritárias, na promoção do desenvolvimento social no concelho de Seia.

 

Documentos para download

>> PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2021/2023

>> PLANO DE AÇÃO 2021/2023