Arquivo

Sendo um documento um testemunho da atividade do Homem fixado num suporte perdurável, é necessário dar-lhe todo o tratamento que o mesmo merece. Assim se justifica a criação de um Arquivo.

 

O Arquivo Municipal de Seia data de 1994 e foi o primeiro arquivo municipal criado no distrito da Guarda. Em 2001, a 3 de julho, dia da cidade, foi a inauguração do seu novo espaço nas instalações do antigo edifício da Guarda Nacional Republicana, na Rua Dr. António Melo Sena Mota Veiga, em Seia.

O Arquivo tem como missão recolher, guardar, tratar e preservar condignamente a documentação relativa à memória da cidade e de todo o seu concelho. A par disso, visa prestar serviços de gestão documental, organizar os diversos fundos documentais e fornecer a documentação/informação aos utilizadores internos e externos do Município, de acordo com restrições legais próprias.

A documentação é disponibilizada não só para utilização produtiva e administrativa, como também aos muitos utilizadores e investigadores em geral. A consulta de documentos é gratuita, ao passo que a sua reprodução está sujeita a pagamento.

O espólio guardado no seu interior integra um acervo de documentos de grande relevo histórico, alguns considerados antiquíssimos, tal como a região que representa. A título de exemplo, podemos aqui encontrar o foral concedido a Seia por D. Manuel I, em 1510, bem como os traslados das ordens régias e todos os documentos dos concelhos extintos. Os documentos estão devidamente catalogados e organizados por setores e por ordem cronológica.

Com a modernização dos tempos, também este Arquivo, após as necessárias atitudes de conservação, preservação, inventariação e estudo dos documentos, dispõe de um interessante acervo documental informatizado para acesso mais rápido e eficaz à documentação pretendida.

 

Arquivo Municipal

Rua Dr. António Melo Sena Mota Veiga

6270-471 Seia

Telefone: 238 081 392

E-mail: arquivomunicipal@cm-seia.pt

 

Horário:

2ª a 6ª feira: 09h às 12h30 / 14h às 17h30