Geminações

 

Seia é geminada com quatro cidades: Contrexéville e Domfront; na França, Goiás, no Brasil; e Newark, nos Estados Unidos da América.

Os protocolos de geminação estabelecidos com estas cidades têm por objetivo a aproximação dos povos e o estreitar das relações culturais e de intercâmbio em vários domínios. 

 

Contrexéville  

A Geminação de Seia com Contrexéville, comuna francesa, do departamento de Vosges, na região de Grande Leste, no nordeste da França, aconteceu em fevereiro de 1993.

Ao longo destes anos, várias têm sido as iniciativas de intercâmbio cultural, que levaram várias coletividades de Seia a atuar naquela cidade francesa, designadamente, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e orfeões. 

 

Domfront

Ainda em França, mas na região administrativa da Normandia, no departamento de Orne, encontra-se Domfront, cidade irmã de Seia desde junho de 2020.

Também com esta cidade prevalecem relações de intercâmbio culturais, estabelecidas entre as coletividades locais, escolas e no domínio da arte, como exposições de fotografias. Outra área que une estas duas cidades, é a produção de queijo, Camembert e Queijo Serra da Estrela. Várias foram as ações desenvolvidas neste âmbito, como a visita a unidades fabris de queijo, nomeadamente a Camembert, por parte de produtores/industriais senenses e a participação em feiras, mostras e exposições.

 

Newark

Em 2007, Seia consolidou as suas relações com a cidade americana de Newark, no estado de New Jersey,

O protocolo de geminação, cooperação e amizade entre as duas cidades veio firmar as ligações já existentes, particularmente relacionadas com a feira do queijo e com instituições de solidariedade social, com destaque para os bombeiros voluntários, facilitando por esta via o conhecimento e enriquecimento recíprocos. 

 

Goiás

O acordo de geminação entre as cidades de Seia e Goiás (Brasil) foi estabelecido em 2008, com o intuito de manter e aprofundar as relações culturais que mantêm há vários anos.

Este relacionamento tem como base os festivais de cinema que anualmente se realizam nas duas cidades, como o Cine’Eco (Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela) e o FICA (Festival Internacional de Cinema de Ambiente), potenciando-se por esta via um maior envolvimento da comunidade em geral e particularmente das escolas e outras entidades ligadas à vida económica, social e cultural.