Diagnóstico Social

O diagnóstico social assume um papel chave do Programa Rede Social. É um trabalho que aponta para uma visão interpretativa da situação social, a partir da sistematização e tratamento das informações quantitativas e documentais recolhidas, e onde são elencadas e fundamentadas as prioridades para o concelho.

Como documento estratégico, o diagnóstico é revisto de três em três anos. Trata-se de um documento dinâmico, flexível, sujeito a atualizações periódicas, resultante da participação dos diferentes parceiros.

O Diagnóstico Social 2021/2023 representa o sexto diagnóstico social, que surge na sequência de diversas operações e diversos produtos de Diagnóstico Social, realizados continuamente desde 2005.

Centra-se sobre a realidade social do concelho e visa contribuir para condições qualitativas na produção e desenvolvimento de políticas municipais inseridas no quadro do Programa da Rede Social e em direção às elaborações, monitorizações e avaliações que se concretiza em documentos de planeamento e operacionalização.

De atualização trianual, os documentos permitem assim acompanhar a mutação social. Resultado do trabalho dos elementos que constituem o núcleo executivo, bem como da colaboração dos diferentes parceiros e/ou interlocutores locais privilegiados e do trabalho de análise, sistematização e compilação da informação, em termos quantitativos e qualitativas. Informação posteriormente complementada com indicadores que possibilitam conhecer melhor a realidade, para posterior identificação e implementação de medidas de intervenção.

Desta forma, o Diagnóstico Social proporciona uma perspetiva transversal e analítica dos problemas definidos como prioritários para o território. Isto permitirá a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Social para o concelho que identifique as necessidades do território. Assim se contribuiu para um verdadeiro desenvolvimento social do território, permitindo a concretização de um plano de ação pensado e executado para e com todos.

 

Documento para download

>> DIAGNÓSTICO SOCIAL 2021/2023