Centro de Interpretação da República Afonso Costa inaugurado em Seia

25 | 03 | 2025

O Município de Seia inaugurou esta terça-feira o Centro de Interpretação da República Afonso Costa (CIRAC), um espaço dedicado à preservação e estudo do legado da Primeira República e à homenagem a Afonso Costa (1871-1937), considerado “o maior senense de todos os tempos”.

Localizado na antiga escola primária Afonso Costa, na avenida com o mesmo nome, o espaço foi totalmente requalificado para acolher este centro de interpretação, que visa promover o estudo, a investigação e a reflexão sobre a República e a relevância histórica e política do estadista natural de Seia.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, destacou a importância de Afonso Costa, como “o maior senense de todos os tempos, que muito orgulha o concelho” e desejou que o espaço sirva “alunos de todos os níveis escolares, professores, investigadores, mas também cidadãos comuns e turistas”.

O autarca recordou que Afonso Costa (1871-1937) foi também “um dos pais da implantação da República em Portugal, portanto torna-se justo homenagear e reconhecer um dos senenses mais notáveis da História”.

O espaço está dividido em várias áreas, incluindo uma secção evocativa do político e homem que foi Afonso Costa, abordando a sua vida e impacto na história portuguesa, uma área dedicada aos diferentes sistemas políticos, promovendo a reflexão sobre o papel da democracia e da República, e um espaço para exposições temporárias, sendo a primeira dedicada aos cartazes da Primeira República. O centro conta ainda com valiosos documentos históricos provenientes de doações da família de Afonso Costa, do colecionador senense Rui Veloso e de João George.

A ambição do município é que o CIRAC se torne um polo de investigação em parceria com instituições de ensino superior e especialistas, reforçando o conhecimento sobre a República e o legado de Afonso Costa. Paralelamente, pretende ser um local de debate sobre os sistemas políticos, num momento em que valores fundamentais como a democracia enfrentam desafios crescentes.

A inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e de familiares de Afonso Costa.

No dia da inauguração foi, ainda, colocada uma coroa de flores na estátua de Afonso Costa, que o então Presidente da República Ramalho Eanes inaugurou em 08 de novembro de 1981 e que o Município de Seia agora deslocou para o centro da rotunda, que fica a poucos metros do CIRAC.

O CIRAC integra o Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PEDU) de Seia, e contou com o cofinanciamento do Centro 2020, num investimento superior a 700 mil euros.

O projeto resulta de uma parceria entre o Município de Seia, a família de Afonso Costa, a Fundação Mário Soares e o colecionador Rui Veloso. O CIRAC está agora de portas abertas, convidando o público a explorar e refletir sobre o passado e o presente da República.

APOIOS

logo_pedu POCentro_PT2020_FEDER_Bom