Câmara de Seia distinguiu personalidades e alunos

05 | 07 | 2024

A Câmara Municipal de Seia celebrou no dia 3 de julho o 38.º aniversário de elevação de Seia a cidade com o habitual reconhecimento público a cidadãos e organizações, momento anual de celebração da comunidade e do concelho.

A cerimónia, que teve lugar na Casa Municipal da Cultura, consagrou duas instituições e três cidadãos com o mais alto mérito municipal, uma forma de demonstrar gratidão e apreço institucionais aos cidadãos e organizações que honram, prestigiam e promovem o concelho, contribuindo para o seu desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.

Pelo dinamismo, inovação, boas práticas, capacidade, resiliência, espírito empreendedor e pioneirismo, a autarquia atribuiu a Campânula Municipal de Mérito Empresarial a Ricardo Sousa Ribeiro. Fundador da empresa RRBIT, esta empresa é um bom exemplo na área tecnológica que tem vindo a acrescentar valor ao tecido económico e social do concelho ao longo de quase duas décadas.

Pelo contributo no desenvolvimento social, a Câmara distinguiu com a Campânula de Mérito e Dedicação Tiago Costa e Maria de Fátima Oliveira. Tiago Costa, natural da freguesia de Valezim, é professor universitário e tem vindo a liderar, no Imperial College de Londres, um grupo internacional de investigação pioneiro na identificação de estruturas bacterianas, que permitiu abrir novas frentes de batalha contra infeções resistentes.

Maria de Fátima Oliveira foi distinguida pelo desempenho de excecional relevância, na área do ensino, de onde se destaca o seu papel determinante na consolidação e afirmação do ensino profissional no concelho, através da Escola Profissional da Serra da Estrela.

No Mérito e Dedicação, a autarquia distinguiu igualmente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia, pilar basilar na proteção civil do concelho. Com um corpo ativo de uma centena de bombeiros, a instituição tem garantido a proteção e socorro de pessoas e bens ao longo dos 90 anos de existência, através do combate a incêndios, emergência médica e desempenho social, cultural e desportivo.

A Câmara Municipal evidenciou, ainda, com a Campânula de Mérito Desportivo o Grupo Desportivo Loriguense, a única instituição de utilidade pública dedicada ao xadrez. Com este feito, a autarquia assinala a sua longevidade, atualmente com 90 anos de existência, mas também o altruísmo e voluntariado dos dirigentes e associados.

Ao nível escolar, a Câmara Municipal atribuiu prémios aos melhores estudantes de cada nível de ensino no ano letivo 2022/2023. O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 500 euros e pretende valorizar o esforço, a dedicação e o trabalho de cada aluno, procurando assim que o seu exemplo constitua uma referência para toda a comunidade escolar.

Assim, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, foram distinguidos Beatriz Rodrigues Rarbas (2.º ciclo) e Rodrigo Sequeira Domingues (3.º ciclo).

Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados: Tomás Dias Figueiredo (2.º ciclo), Afonso Miguel Barbosa Marques Pereira (3.º ciclo), André Saraiva de Almeida Simões (ensino secundário) e Filipa Margarida Pereira Silva (ensino profissional).

Referente ao ensino artístico especializado do Conservatório de Música de Seia, o mérito foi atribuído à aluna Mariana Abreu Martins. No ensino profissional, pela Escola Profissional da Serra da Estrela, o galardão foi atribuído a Ana Margarida Lopes Mota, e pela Escola Evaristo Nogueira a Arlete Lima Dias do Espírito Santo. No ensino superior, pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria-IPG, foi distinguida Catarina de Jesus Sousa da Silva.

As comemorações encerraram com um espetáculo ao ar livre, do artista Luís Represas.