São Romão

Esta localidade é a vila mais rica do concelho, não só em recursos naturais mas também em património arqueológico e arquitetónico. O Castro, local onde foram encontrados objetos de olaria, mós manuais, pesos de tear, moldes de fundição e utensílios de bronze e de pedra, a Igreja Matriz, a capela do Santo Cristo e o Buraco da Moira, sítio arqueológico cuja ocupação remonta ao Calcolítico (1200 a.c.), são pontos de paragem obrigatórios.

Na Senhora do Desterro, aldeia pertencente a esta freguesia, é possível visualizar uma rocha com o formato de uma Cabeça de Velha, e doze capelas, uma das quais é a capela dos Doutores, única em Portugal. A Senhora do Desterro é banhada pelo rio Alva, onde existe uma praia fluvial. De salientar que nesta localidade foi construída a primeira central Hidroelétrica do país.

 

Sede
Praça 18 Dezembro, nº 1
Apartado 583
6270-286 São Romão
Telefone: 238 399 222
E-mail: geral@freguesiasaoromao.pt

Horário: 09:00h /12:00h – 14:00h / 17:00h
Presidente: Davide Manuel Fernandes Oliveira

 

Pontos de Interesse:

Cabeça da Velha: rocha granítica que lembra o perfil de uma idosa desdentada. Uma maravilha da natureza.
Casa das Tílias
Capela de São Romão: muito antiga, fica situada no meio do povoado mais antigo.
Capela da Quinta de Nossa Senhora da Conceição
Capela de São Sebastião
Cruzeiro dos Centenários de São Romão
Fonte de São Pedro e Alminhas: Arquitetura hidráulica de elevação, extração e distribuição, neoclássica e arquitetura religiosa. Possui duas bicas, que vertem para tanque retangular de bordos simples. Sobre este, umas alminhas, mas antigas, de duplo nicho e rematado por cruz latina.
Ponte da Senhora do Desterro
Ponte de Jugais
Santuário da Senhora do Desterro: Santuário mariano composto por dez capelas, distribuídas pela vertente O. da Serra da Estrela, num perímetro vasto, que se inicia no momento da “Anunciação” e termina com o “Calvário”

Galeria de Fotos