6º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

25 a 28 Ago

música

Crianças e jovens são novamente convidados a participar, a solo e/ou em grupo, no Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), que acontece em Seia, de 25 a 28 de agosto.

O festival, que já conta com a sua 6ª edição, terá uma vez mais como palco o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

O regulamento do festival estipula participações a solo, em quatro escalões etários, nomeadamente solistas até aos 9 anos de idade, dos 10 aos 13, dos 14 aos 17 e maiores de 18 anos de idade. No caso de grupos vocais (duetos, trios, quartetos, etc), o escalão será atribuído em função da idade do elemento mais velho.

A participação no festival pressupõe que cada concorrente cante duas canções, originais ou não, sendo facultativo o idioma da letra. Os concorrentes terão de cantar com a voz em som direto, sobre playback instrumental, e as canções não poderão exceder a duração de quatro minutos.

O desempenho dos participantes do concurso será avaliado por um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música.

Ao júri caberá a decisão de eleger o “Grand Prix júnior” (de entre os concorrentes do 1º e do 2º escalão), a que corresponde o valor monetário de 400 euros, e o “Grand Prix” (concorrentes do 3º e do 4º escalão), no valor de 1.000€. Os escalões a concurso também serão premiados. O 1º lugar com 300 euros, o 2º com 200 euros e o 3º lugar com 100 euros. Os prémios serão atribuídos na Gala de Encerramento do Festival, que acontece no dia 28 de agosto.

O FICSE é promovido pelo Município de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.

Informações das edições passadas no website www.ficse.pt.