CINEECO: 29.ª edição com 65 filmes em competição

17 | 08 | 2023

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que este ano decorre de 5 a 13 de outubro, tem 65 filmes de 21 países em competição.

A seleção oficial foi feita entre cerca de 300 filmes, dos vários cantos do mundo, abordando várias temáticas que convidam à reflexão para a mudança comportamental.

Nas cinco categorias em competição são abordadas temáticas como “a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas; a luta das populações pela preservação de rios e recursos hídricos e os impactos e consequências dos incêndios em Portugal”.

A competição internacional de longas-metragens inclui dez filmes, com destaque para as estreias em Portugal de “Club Zero” e de “Lakota Nation vs. United States”, um documentário sobre a questão das violências cometidas contra indígenas nos EUA.

Nas longas-metragens em língua portuguesa, destaque para a estreia nacional de “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, documentário “sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips. É um dos últimos registos em vida do investigador e ativista”.

Para além da competição, o CineEco organiza um conjunto de atividades, entre as quais conversas com realizadores, exposições e ações de educação ambiental com escolas.

O CineEco é o único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal, sendo membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental.

A curadoria do CineEco 2023 é assumida pelos programadores Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.

O CineEco 2023 é organizado pelo município de Seia, no distrito da Guarda, desde 1995 de forma ininterrupta. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do departamento de ambiente das Nações Unidas.