Escolas aderem a campanha de combate ao tráfego de seres humanos

17 | 10 | 2024

No dia 15 de outubro, o Município de Seia esteve presente numa reunião da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH), que se realizou em Coimbra, com a a presença de um grupo de peritos,  responsável pelo TIP Report “Trafficking in Persons Report”, que se deslocaram a Portugal para conhecer/analisar o trabalho de assistência disponibilizado a presumíveis vítimas de TSH.

Nesta reunião foi apresentado o trabalho da Rede Regional do Centro, ao longo dos últimos anos, bem como os processos nos quais resultaram benefícios do trabalho em parceria para uma assistência de mais qualidade às presumíveis vítimas deste crime. Foram, também, apresentadas as várias Campanhas de Sensibilização realizadas ao longo dos seus 10 anos de existência da rede colaborativa.

A participação do Município de Seia nesta rede de cooperação e partilha de informações, no âmbito do combate ao tráfico de seres humanos, materializa o compromisso municipal com a defesa e promoção dos Direitos Humanos, prevenindo a sua violação, através de ações especializadas e coordenadas, quer ao nível da informação/sensibilização e prevenção primária, quer no apoio mais qualificado às presumíveis vítimas.

Neste contexto, por ocasião da comemoração do Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que se assinala no dia 18 de outubro, a Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE) e o Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme C. Carvalho aderiram à campanha de informação e sensibilização promovida pela Rede Regional o Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH), que tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário momentos de reflexão sobre comportamentos de risco associados ao Tráfico de Seres Humanos (TSH).

O Município de Seia e a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH) agradecem o empenho destas escolas na prevenção do crime de Tráfico de Seres Humanos (TSH) e promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania.