O Museu Natural da Electricidade vai estar fechado ao público nas próximas duas semanas, até dia 18 de setembro.
O encerramento temporário deve-se ao corte rodoviário na E.M. 513 – Senhora do Desterro (entre a ponte e o Museu Natural da Electricidade), provocado pelos trabalhos na Conduta de Abastecimento de Água Bruta à E.T.A. da Senhora do Desterro, da responsabilidade da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A..
Os trabalhos iniciaram-se hoje e têm uma durabilidade prevista de 2 semanas.
Veja o aviso na íntegra em_https://cm-seia.pt/alertas/transito-interdito-na-senhora-do-desterro/
sobre o museu
O Museu Natural da Electricidade foi inaugurado em 2011 e está situado na Senhora do Desterro – São Romão, a 800 metros de altitude. Este espaço museológico nasce a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado.
O museu alicerça a sua exposição permanente nos equipamentos que durante décadas permitiram o seu funcionamento. Aqui, podemos tomar contacto com o processo de produção da central, compreendendo o funcionamento dos quatro grupos geradores equipados com turbinas Pelton, do painel do comando, da conduta, do canal de restituição da água ao rio Alva, e também, com diversas ferramentas de apoio usadas na manutenção das máquinas.
Junto ao Museu funciona a Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro II, construída em 1959, cujas turbinas continuam a produzir eletricidade a partir da hulha branca.