Hidroterapia

Para além dos apoios ao nível da ação social escolar, previstos na legislação em vigor, o Município disponibiliza transportes, instalações e técnicos para apoiar as Escolas na sua função de proporcionar a melhor resposta educativa possível a estas crianças com necessidades educativas especiais.

Neste contexto, destaca-se a disponibilização de transportes para que os alunos tenham acesso a Hipoterapia, bem como a realização de sessões semanais de Hidroterapia, direcionadas às crianças das Unidades Educativas Especializadas (Unidade de Ensino Estruturado para alunos autistas e Unidade de Apoio à Multideficiência), e desenvolvidas por técnicos do Município.

As sessões decorrem na Piscina Municipal de Seia e visa contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e facilitar a sua integração na sociedade.

A Hidroterapia permite que os alunos desfrutem de uma aprendizagem num contexto diferenciado, integrado no Programa de Ensino Individual (PEI), proporcionando-lhes vivências no meio aquático, facilitando o aumento da sua autoestima, a sua integração na vida ativa familiar e social, quebrando tabus e sublinhando o direito a ser respeitado.