Zonas de Abastecimento

O sistema de abastecimento de água destinado ao consumo humano é constituído pelo sistema de produção, que inclui o conjunto de todas as captações, as estações de tratamento, o sistema de adução e transporte e o sistema de distribuição.

No concelho de Seia estão identificadas 42 zonas de abastecimento.

São elas, por ordem alfabética: Aguincho, Aldeia da Serra, Alvoco da Serra, Baiol, Balocas, Baloquinhas, Barriosa, Cabeça, Cabeça de Eiras, Casal de Travancinha, Casal do Rei, Casa Figueiras, Cide, Coicedeira, Corgas, Eirô, Fontão, Frádigas, Furtado, Gondufo, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Malhada das Cilhas, Muro, Outeiro da Vinha, Póvoa Nova, Póvoa Velha, Ribeira, Sabugueiro, Santa Marinha, Sazes da Beira, Seia, Silvadal, Silvadal de Cima, Teixeira de Baixo, Teixeira de Cima, Travancinha, Vales, Valezim, Vasco Esteves de Baixo, Vasco Esteves de Cima e Vide.

Cada zona de abastecimento abastece a respetiva população, com a exceção da de Seia, que também fornece água às povoações de: Vodra, São Martinho, Pinhanços, Santa Comba, Aldeia de S. Miguel, Vila Chã, Tourais, Lapa de Tourais, Pradinho, Figueiredo, Pereiro, Vila Verde, Lajes, Girabolhos, Ortigueira, Paranhos da Beira, Carvalhal da Louça, Vale de Igreja, Chaveiral, Várzea de Meruge, Arcozelo de Várzea, Sameice, Santiago, Folgosa do Salvador, Folgosa da Madalena, Carragozela, Santa Eulália, Maceirinha, Torroselo, Vila Cova à Coelheira, Sandomil e Folhadosa.

A monitorização da qualidade é, desde janeiro de 2021, assegurada pela Apdse, cuja informação pode ser consultada no site da entidade gestora: https://apdse.pt/.

Pode consultar os relatórios relativos a 2020, nas seguintes pastas.