Sessões de Escuta Ativa reforçam apoio a cuidadores informais no concelho de Seia

21 | 11 | 2025

O CLDS 5G [Des]Envolver Seia promoveu, nos dias 5 e 19 de novembro, duas sessões de escuta ativa dirigidas a cuidadores informais e pessoas cuidadas, criando um espaço seguro de partilha, reflexão e reforço da proximidade entre todos os envolvidos no ato de cuidar.

Estas sessões proporcionaram momentos de troca de experiências e histórias de vida, permitindo refletir sobre os desafios associados ao cuidar e fortalecendo uma rede local de apoio centrada no bem-estar físico e emocional dos participantes. O objetivo passou também por valorizar o papel essencial dos cuidadores informais na comunidade.

As iniciativas foram realizadas em parceria com o Instituto da Segurança Social, a ULS da Guarda e a GNR – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, que partilhou recomendações práticas sobre segurança e bem-estar, reforçando a importância de uma comunidade informada e solidária.

Na primeira sessão, realizada no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE, a ULS Guarda – Unidade de Cuidados à Comunidade de Seia dinamizou momentos de relaxamento, promovendo tranquilidade, estratégias de autocuidado e bem-estar. Todos os participantes receberam ainda uma lembrança oferecida pela Florista Celeste, num gesto de reconhecimento e agradecimento pelo papel que desempenham.

A segunda sessão, a 19 de novembro, decorreu na Junta de Freguesia de Paranhos da Beira, em parceria com a Farmácia Paranhense, reforçando a proximidade às comunidades locais.

Estas iniciativas tiveram como principal propósito valorizar os cuidadores informais, fortalecer laços de apoio e promover um ambiente mais solidário, atento e humano para todos os que cuidam e para quem é cuidado no concelho de Seia.