Seia foi palco da 2.ª etapa do TROFÉU RACE NATURE

03 | 05 | 2023

Durante quatro dias épicos, cerca de 250 praticantes de BTT, disputaram na cidade de Seia a segunda etapa do Troféu Nacional Race Nature.

Por aqui passaram alguns dos melhores betetistas nacionais e muitos praticantes ocasionais, numa salutar mescla de competição e lazer.

Todas as etapas tiveram partida e chegada na sala de visitas senense, no Largo do Município, e percorreram os mais belos trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela e das Aldeias de Montanha do concelho de Seia, com passagens por: Vila Cova a Coelheira, Sazes da Beira, Lapa dos Dinheiros, São Romão, Sabugueiro, Póvoa Nova e Paranho da Beira.

A nível competitivo destacaram-se: em ebikes, Nuno Rogério (Roodinhas/ Master Vantagem/Turcar); na geral individual masculina, o setubalense Pedro Militão (BTT Seia) e, entre as femininas, a algarvia pentacampeã, nacional Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis); nas duplas masculinas, a vitória na geral sorriu aos atletas, Fábio Pedrosa e Dário Pereira (Casa do Povo da Abrunheira) e, no feminino, à dupla Andreia Freitas e Isabel Caetano (BTT Seia), nas duplas mistas subiram ao lugar mais alto do pódio os portimonenses Sónia Rodrigues e Rui Fernandes (Garra/Onebike). Nos restantes escalões, os duelos ibéricos foram uma constante e engrandecerem a vertente competitiva da prova. No cômputo geral, chegaram a fim da aventura e concluíram-na com sucesso cerca de duzentos participantes.

As entidades parceiras na organização estiveram presentes em vários momentos do evento e Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia, referiu que “Seia continua a ter no seu plano de atividades os desportos de natureza e pretende reforçar o epíteto de porta de entrada na Serra da Estrela. Estas parcerias são fundamentais para que o desporto de natureza continue a ser um polo atrativo para trazer pessoas à serra e às aldeias de montanha, fora das épocas altas e uma estratégia turística que continua a dar frutos.”

João Cabreira, Diretor da Prova, destacou o comportamento exemplar de todos os atletas e reforçou o salutar entendimento quer com a Câmara Municipal, quer com o Clube BTT Seia, que foi um apoio fundamental no desenho dos percursos de todas as etapas. O dirigente máximo do Clube BTT Seia, Filipe Almeida, estava visivelmente satisfeito pela sua terra voltar a estar “repleta de amigos a desfrutarem dos trilhos que idealizou e pela retoma das grandes organizações de provas de BTT, a fazer lembrar as grandes maratonas que ali aconteceram antes da pandemia.”

Galeria