Seia acolhe famílias ucranianas com habitação, trabalho e ensino de português

07/03/2022 17:55

A Câmara Municipal de Seia, em articulação com as freguesias e outros parceiros locais, está a colaborar na operação de auxílio ao povo ucraniano.

Após os contactos mantidos pela autarquia com a embaixada ucraniana em Portugal e o Governo, o Município irá proceder à doação de kits de higiene, primeiros socorros e medicamentos, em complemento às doações de outros materiais feitos pela sociedade civil.

Luciano Ribeiro, o Presidente da Câmara, manifestou ao Alto Comissariado para as Migrações a disponibilidade da autarquia em acolher, de imediato, vinte famílias ucranianas, tendo criado para o efeito uma base de alojamentos, composta por edifícios públicos e privados.

A iniciativa engloba a cedência de espaços para entrega/armazenamento de donativos, de forma concertada com as instituições do setor solidário e outros movimentos da sociedade civil que já se encontram implementados.

O edil destaca, ainda, a criação, em parceria com o Solar do Mimo, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco com sede no Concelho, de um centro para apoio a crianças e jovens ucranianos.

Tendo em vista facilitar e agilizar o processo de integração social e a entrada no mercado de trabalho, o Município está a elaborar uma bolsa de emprego, mapeando as ofertas das empresas, em articulação com o programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Com o mesmo objetivo, o programa existente de ensino de português para estrangeiros, desenvolvido pela autarquia através da Biblioteca Municipal, permitirá aos cidadãos ucranianos o acesso a cursos de português.

Todos os interessados em contribuir para as bolsas de emprego e alojamento deverão contactar o Município de Seia, de forma presencial, pelo telefone 238 310 237 / 965 239 779 ou através do e-mail: seiaucrania@cm-seia.pt

Atendendo ao elevado número de movimentos voluntários de solidariedade por parte da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais e demais atores, com vista à recolha de donativos para prestação de assistência à Ucrânia, o Município aderiu à plataforma criada pelo Governo Polaco na internet (https://pomagamukrainie.gov.pl/), aos quais todos os parceiros podem recorrer de forma a garantir uma entrega coordenada da ajuda humanitária.