“Saúde em Movimento” Distinguido Como Programa de “Atividade Física Sénior 2022”

17 | 10 | 2022

imagem ilustrativa

O Município de Seia foi distinguido e reconhecido pelo projeto municipal “Saúde em Movimento”, como um dos programas de “Atividade Física Sénior 2022”. A certificação foi atribuída no decorrer do XVI Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que decorreu na quarta-feira passada em Óbidos.

No âmbito do seminário foi, ainda, apresentado o livro “Envelhecimento Ativo e Saudável”, que contou com os contributos do Município de Seia, enquanto autarquia aderente a este programa nacional.

A colaboração do município senense para a publicação teve como enfoque o “Saúde em Movimento”, projeto de promoção da atividade física para seniores, desenvolvido pela autarquia desde 2008 e que atualmente conta com 350 praticantes.

O “Saúde em Movimento” é direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados e tem como principal objetivo incutir um estilo de vida mais ativo na população sénior do concelho, através da prática regular de atividade física.

Para além dos benefícios da prática desportiva regular, o “Saúde em Movimento” tem subjacente uma componente de sociabilização das pessoas e o acompanhamento de saúde, contribuindo para o aumento do equilíbrio pessoal e melhoria do ânimo e da saúde da população sénior do concelho.

O projeto municipal é desenvolvido pelo serviço de desporto do Município e consiste na prática de atividade física, de forma orientada, através de sessões semanais de atividade física, nomeadamente uma sessão de gerontomotricidade nos Gimnodesportivos e uma aula de adaptação ao meio aquático e natação.