Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a 4 praias do concelho

31/05/2022 16:20

As águas balneares de Lapa dos Dinheiros, Loriga, Poço do Lagar e Vila Cova à Coelheira recebem o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”. A classificação é atribuída pela Quercus e tem por base a qualidade das suas águas balneares.

 

Para o efeito são considerados os resultados de excelente nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), e os referentes à última época balnear (2021). Aqui deverão ser apresentados os resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

Outros dos critérios referentes à última época também é a inexistência de ocorrências / avisos de desaconselhamento ou proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

 

A Quercus este ano distinguiu 440 praias a nível nacional, com a Região Centro a registar a maior subida (de 23 praias, equivalendo a um incremento de 85%).

No concelho de Seia o galardão é atribuído pela primeira vez ao Poço do Lagar e a Vila Cova à Coelheira, sendo as praias fluviais da Lapa dos Dinheiros e de Loriga repetentes.

Galeria