PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL ATIVADO

06 | 09 | 2025

O Presidente da Câmara Municipal de Seia ativou, pelas 17h00, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, devido ao incêndio que desde as 10h30 de hoje lavra no concelho de Seia, com origem em Corgas, freguesia de Sandomil.

A decisão resulta do crescimento exponencial do incêndio em várias frentes e da criação de situações de risco elevado em diferentes freguesias, o que levou ao confinamento de localidades e à deslocação de pessoas, para salvaguarda da sua segurança.

A ativação do plano visa reforçar a coordenação e garantir uma resposta mais rápida e eficiente, permitindo centralizar toda a informação operacional e os meios de apoio no terreno. A medida vigora até às 23h59 do dia 8 de setembro de 2025, podendo ser prorrogada caso a situação o exija.

As principais medidas em vigor incluem a operacionalização da Sala de Situação Municipal, o acompanhamento permanente da situação pela Comissão Municipal de Proteção Civil, a coordenação operacional pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil e a mobilização de todos os serviços municipais.

Foi dado imediato conhecimento da ativação do PMEPC às entidades competentes, municípios vizinhos, juntas de freguesia e Presidente da Assembleia Municipal de Seia.