Nota de Pesar pelo Falecimento de Lauro António

04 | 02 | 2022

É com pesar que a Câmara Municipal de Seia recebe a notícia do falecimento do cineasta Lauro António, apresentando à sua família, amigos e demais conhecidos, as mais sinceras condolências.

Com uma longa carreira cinematográfica, de significativa importância para o cinema português, onde foi crítico, realizador e professor, de realçar a sua ligação a Seia, enquanto diretor do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, desde a sua fundação (em 1995) até 2010.

Enaltecer, a este respeito, o contributo, empenho e o papel decisivo na construção da crescente reputação deste festival senense, único nas suas características em Portugal e um dos mais importantes e reputados festivais de cinema ambientais da Europa.

O CineEco a Lauro António deve parte do seu valor e o seu nome é indissociável de Seia, concelho do qual se tornou embaixador, por via do cinema e dos afetos e das amizades que aqui cultivou.

Lauro António nasceu a 18 de agosto de 1942, em Lisboa, e desde cedo foi próximo da escrita e cultura, teatro e cinema. Em 1958 forma-se em história, e em 1975 produz o seu primeiro filme “Vamos ao Nimas” e, 5 anos mais tarde, adapta o romance de Virgílio Ferreira “Manhã Submersa” (1980), sendo este o filme mais conhecido do realizador.