Município reforça verba para Bolsas de Estudo do Ensino Superior

12 | 09 | 2024

O Município de Seia ampliou, para 50 mil euros, o valor destinado às bolsas de estudo atribuídas anualmente a estudantes do ensino superior. Este aumento no valor permitirá abranger um maior número de estudantes, no máximo 50, dando resposta ao crescente número de candidaturas elegíveis dos anos anteriores.

O valor, aprovado na sexta-feira passada pelo executivo municipal, permitirá em 2024 contemplar mais 20 estudantes do que nos últimos três anos anteriores, reforçando o contínuo compromisso da autarquia para com o desenvolvimento académico dos jovens do concelho.

As bolsas de estudo são direcionadas a estudantes com comprovadas dificuldades económicas, pretendem facilitar o acesso ao ensino superior e promover a formação de jovens do concelho de Seia, aliviando os encargos financeiros das famílias.

O período de candidaturas para este ano letivo abre a 23 de setembro e decorre até 23 de outubro de 2024.

Podem candidatar-se a este apoio estudantes com frequência em cursos devidamente homologados, para obtenção de curso técnico superior e do grau académico de licenciatura ou mestrado, ao abrigo do Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior.

Para o ano letivo 2024/25 está contemplado a atribuição de 50 bolsas, de 1.000€ cada, 38 para alunos que frequentem os cursos de licenciatura e/ou licenciatura com mestrado integrado e 5 para alunos de mestrado, ambos com frequência em estabelecimentos de ensino superior fora do concelho. As restantes candidaturas são reservadas a alunos de cursos técnicos superiores profissionais, 2 vagas, e a estudantes de licenciatura na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, neste caso 5.

Podem candidatar-se às bolsas os estudantes com rendimento mensal per-capita abaixo do valor fixado para o indexante dos apoios sociais, por si, ou através do seu agregado familiar. Além disso, é necessário que tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior, quando aplicável.

De entre os critérios de atribuição sublinha-se o facto de o apoio à educação e formação dos jovens do concelho ser cumulativa com outros benefícios sociais (outras bolsas), desde que comunicados no ato da candidatura.

Para mais informações, os interessados podem contactar o serviço de educação Município de Seia. Mais informações AQUI.