Município promove testes à Covid-19 nas escolas

28 | 12 | 2021

A Câmara Municipal de Seia, em colaboração com as farmácias e laboratórios do concelho, vai assegurar a testagem dos alunos do concelho, permitindo um regresso às aulas com maior segurança, após a interrupção das atividades letivas do Natal e fim de ano.

A operação de testagem à Covid-19 abrange 2 mil alunos, desde o 1º ciclo ao 12º ano de escolaridade, e visa antecipar eventuais constrangimentos no regular funcionamento das escolas.

O objetivo, explica o Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, é aumentar os níveis de segurança e evitar a propagação entre a comunidade escolar e as suas famílias.

Os alunos serão testados no fim-de-semana anterior ao início do 2º período escolar, nos próprios estabelecimentos de ensino, que articulam o processo de agendamento que incluirá, além do aluno, o acompanhante (encarregado de educação/familiar) da criança/jovem.

A ação do Município atua em complementaridade aos testes disponibilizados pelo Governo, para os professores e pessoal não docente, de modo a evitar constrangimentos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, decorrentes da evolução da situação pandémica.

O autarca refere que o município não se inibirá de lançar as medidas que se revelem necessárias, designadamente para combater a propagação da doença na comunidade, estimular a recuperação económica e assegurar a proteção social.