Município estabelece protocolo com Inova-Ria no âmbito do futuro laboratório de inovação tecnológica de Seia

23 | 01 | 2024

O Município de Seia assinou hoje (23 de janeiro) um protocolo de colaboração com a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, que tem por base a sensibilização e desenvolvimento tecnológico deste território.

O protocolo foi rubricado no decorrer da apresentação do Laboratório de Inovação Tecnológica de Seia – o BUG, espaço que está a ser desenvolvido pelo Município de Seia no contexto dos domínios das TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, instalado na antiga escola primária do Crestelo, em Seia.

O BUG, uma analogia entre o “bug” informático e o inseto que inspirou o design gráfico do espaço (monotropus lusitanicus, espécie de besouro endémico da Serra da Estrela), pretende ser um laboratório de experimentação, onde é possível desenvolver soluções e por em prática ideias no contexto das TICE.

O protocolo agora celebrado com a Inova-Ria, entidade sem fins lucrativos com mais de 20 anos de existência, visa estreitar as relações de cooperação com o Município, numa congregação de esforços no desenvolvimento de ações de colaboração focadas em atividades nos domínios das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

A cooperação estabelecida com a entidade, que na ocasião esteve representada pelo vogal da direção, Carlos Alves, abarca ainda atividades de sensibilização e de promoção da literacia tecnológica; de promoção das novas tecnologias e da educação, como aposta nas novas competências nos alunos dos diferentes níveis de ensino; e na colaboração e organização de eventos conjuntos.

Para Carlos Alves, o espaço oferece as bases para desenvolver ideias e alavancar projetos tecnológicos, constituindo-se como uma mais valia para o concelho, esperando ver frutos a médio/longo prazo.

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, espera que o BUG seja um motor de desenvolvimento do concelho e que, através da tecnologia, dê capacidade de materialização aos empresários e aos jovens para desenvolverem e testarem as suas ideias, colocando Seia na linha da frente. Referiu ainda a importância de se estabelecerem parcerias com entidades com konow how, que nesta fase, além da Inova-Ria, também engloba a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.