Município e Malhas Pinto Lucas aderentes da Rede de Turismo Industrial

29 | 09 | 2023

O Município de Seia e as Malhas Pinto Lucas rubricaram, ontem, a adesão desta empresa do concelho de Seia à Rede de Turismo Industrial.

 

A adesão da empresa e de mais 24 novos aderentes foi formalizada com a assinatura de uma Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Portugal, os municípios e os parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

Estes novos aderentes juntam-se aos 22 que já tinham entrado na fase inicial, com a assinatura da Declaração de Compromisso em abril deste ano, onde se inclui o Museu Natural da Electricidade, espaço museológico do Município de Seia.

 

A futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Centro, a coordenação é da Turismo Centro de Portugal.

A aposta no Turismo Industrial permitirá combater a sazonalidade, pois é um produto turístico que está presente o ano inteiro, alavancar estadias mais prolongadas e promover a coesão territorial.

O Turismo Industrial, junta o Turismo de Portugal, as cinco entidades regionais de Turismo, a Madeira e os Açores, alguns municípios e alguns parceiros privados.

Para o Município este é o prolongar de um trabalho iniciado com as Rotas da Eletricidade, centrado no Museu Natural da Eletricidade.

Este projeto municipal enquadrado no Turismo Industrial permitiu, a partir de 2018, a visita a empresas em laboração, de diferentes setores produtivos que caracterizam, e salvaguardam, a estrutura centenária da indústria de Seia.

São parceiros das Rotas da Eletricidade as empresas da indústria dos lanifícios (Mesclamalva), dos têxteis (malhas Pinto Lucas), dos laticínios (Lacticínios Correia & Barreiras) e dos curtumes (Curtumes Fabrício S.A.).

A Malhas Pinto Lucas, guardiã do património industrial da vila de Loriga, incorpora agora também a rede nacional Turismo Industrial, assim como o Museu Natural da Electricidade.