Município de Seia promoveu receção à comunidade educativa

14 | 09 | 2022

O arranque do ano letivo, este ano, foi assinalado pelo Município de Seia com uma receção à comunidade educativa.

As boas-vindas aos profissionais de educação teve lugar, esta tarde, no Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho (em São Romão). A ocasião contou com momentos musicais, a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, e um lanche convívio entre docentes e não docentes.

 

Reconhecedor do papel dos profissionais de educação e “na sua capacidade transformadora” no percurso de sucesso das crianças e jovens do município, Luciano Ribeiro apelou ao empenho e motivação de todos os intervenientes.

Falou da importância de uma comunidade letiva forte e coesa e no pilar que a escola deve assumir na valorização do território, com perspetivas vindouras que permitam aos jovens de hoje, adultos de amanhã, querer permanecer e fixarem-se no concelho.

 

Assumindo a educação com um dos principais pilares para um município próspero, o autarca senense evidenciou os principais investimentos e programas implementados pelo município, apoiados na equidade do acesso à educação.

 

O maior esforço financeiro vai para os transportes escolares, que o Município garante gratuitamente do pré-escolar ao 12.º ano, um investimento de cerca de 600 mil euros. Na ação social escolar, na ordem dos 27 mil euros, destaque para a oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo e, um apoio de 30€ para material escolar, atribuído aos alunos com escalão, assim como para as bolsas de estudo para os alunos do ensino superior, que este ano também serão ampliadas.

 

Ao nível do edificado, onde a autarquia tem investido na melhoria das condições das escolas, o presidente anunciou a criação de uma equipa municipal que visa a resolução mais célere de pequenas reparações, de uma sala sensorial na biblioteca municipal e de uma residência de estudantes para alunos do ensino superior.

 

Na componente extra letiva, Seia vai proporcionar, pela primeira vez, módulos de natação e aulas de adaptação ao meio aquático a todas as escolas públicas do concelho, desde o pré-escolar ao 2º ciclo.

As aulas estão enquadradas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que este ano também terão como novidade o Karaté. O objetivo, como explicou Luciano Ribeiro, é disponibilizar experiências e atividades diferenciadores e enriquecedoras, onde também se encaixam o conhecimento do património histórico, cultural e ambiental onde estamos inseridos.

 

Por sua vez, e além das Atividades de Animação e Apoio à Família em vigor no pré-escolar, a autarquia está a projetar um regulamento de Componente de Apoio à Família, que permitirá o acompanhamento dos alunos também no 1º ciclo.

Galeria