Município amplia apoio a pastores da transumância

23 | 12 | 2022

Porque a “Festa da Transumância e dos Pastores“, realizada no presente ano, só foi possível, mais uma vez, graças aos pastores e os seus rebanhos, o Município de Seia atribuiu, no dia 21 de dezembro, a cada um dos quinze participantes, um apoio de 1.000 euros.

 

O apoio foi atribuído no âmbito do projeto em rede “TERRAS DA TRANSUMÂNCIA, que integra os municípios de Seia, Gouveia, Castro Daire e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, estruturado através de uma candidatura ao Programa CENTRO 2020.

 

O projeto foi criado tendo em vista, não só, a preservação e divulgação da prática da transumância, mas de todo o património cultural e natural associado, reconhecendo a importância da atividade pastoril tradicional na manutenção da paisagem cultural da serra da Estrela. De igual modo, visa dinamizar o turismo, aumentando a oferta de atividades turísticas, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconómico da região.

 

A Festa da Transumância e dos Pastores oferece ao visitante a possibilidade de acompanhar os pastores e respetivos rebanhos, desde a Terra Chã às pastagens da serra da Estrela, proporcionando uma experiência única e de elevada autenticidade.

 

O encontro com os pastores serviu, igualmente, para analisar algumas das principais dificuldades com que estes se debatem, desde a necessidade de disponibilização de apoio técnico aos pastores e às atividades pastoris, a melhoria da gestão do uso dos baldios serranos (em articulação com as respetivas comissões de baldios) ou a limpeza de canadas e outras vias de uso pecuário.

 

No final foi concertada a data da próxima edição da Festa da Transumância e dos Pastores, que se irá realizar a 1 de julho de 2023.