Marchas populares abrilhantaram noite de S. João em Seia

24 | 06 | 2023

O ambiente festivo dos santos populares regressou a Seia na noite de S. João. A 23 de junho, a sede do concelho voltou a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares, que este ano contou com a participação de oito marchas.

 

O ponto de encontro foi o largo da Câmara, local onde as marchas foram acolhidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro. De seguida, os marchantes desfilaram pelas ruas da cidade, até ao palco do Anfiteatro Municipal para a atuação principal, onde milhares de pessoas aguardavam para ver as suas coreografias e cantares.

 

A Marcha da Santa Casa da Misericórdia foi a primeira em palco, no regresso das Marchas Populares a Seia. Com o tema “Paleta de Cores”, a marcha pintou o anfiteatro de alegria, com as pequenas crianças a bailar e festejar com grandeza a noite de São João.

 

Os pequenos marchantes do Centro Escolar de Seia foram os seguintes, com o tema “Brinquedos e brincadeiras dos nossos avós!…”. Trouxeram a palco os jogos de outrora, ensinando a brincar de verdade.

 

Concluídas as apresentações das marchas infantis, a Marcha de Loriga enamorou o público em seguida. De coração ao peito, a marcha dedicou a sua apresentação aos Namoricos de Antigamente.

 

O ambiente festivo dos santos populares continuou com a Marcha de Travancinha, que este ano trouxe o tema da migração. Uma homenagem aos conterrâneos que partiram para outros países.

A Marcha “Os Viriatos”, da Arrifana, recordou com grande alegria e colorido as tabernas, enquanto cantinhos de diversão e lugares socialmente modestos, frequentados pelas classes populares.

 

Em estreia nas Marchas Populares, seguiu-se as VOZES EM ½ PONTA. Numa celebração de força e resiliência feminina, a marcha exclusivamente feminina apresentou-se com “A Vila Encantada”, destacando o trabalho da Casa Santa Isabel e o poder da Mulher.

 

O Agrupamento Escolas Seia, que também participou pela primeira vez, foi a marcha seguinte. Em palco, celebrou o S. João enaltecendo o património natural da Serra da Estrela.

 

São Romão encerrou as apresentações desta edição das Marchas Populares com as boas vivências do tempo vivido no Colégio de Nossa Senhora da Conceição.

 

Com o esforço e participação de centenas de pessoas na elaboração e concretização dos desfiles, as marchas em Seia na noite de S. João proporcionaram aos presentes uma noite carregada de simbolismo, animação e entusiasmo.

As marchas populares são uma das maiores manifestações culturais da comunidade, um evento já consolidado no calendário anual da cidade, que mantém vivas memórias e tradições, preservando e valorizando o território onde estão inseridas.