Município proporciona atividades a crianças com necessidades específicas

22 | 07 | 2022

Com o objetivo de dar resposta à carência de programas direcionados a crianças com necessidades específicas, o Município de Seia proporciona, durante a interrupção letiva de verão, a possibilidade destas crianças ocuparem os seus tempos livres.

 

O programa abrange alunos do 1º e 2º ciclo residentes no concelho, sinalizados pelas equipas de educação especial dos dois agrupamentos de escolas do concelho, que integram as Unidades de Multideficiência e Surdocegueira Congénita, Ensino Estruturado (autismo) e crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente.

 

Em funcionamento durante os meses de julho e agosto, o programa proporciona uma resposta individualizada, tendo em conta as especificidades de cada criança, indo de encontro às suas necessidades de bem-estar.

 

Para o efeito é promovida uma avaliação individual por técnicos especializados, sem qualquer encargo para os encarregados de educação, e em função desta são desenvolvidas experiências diferenciadoras terapêuticas e de lazer.

 

Por sua vez, as crianças também podem ser integradas nos programas de ocupação de tempos livres do Município, tendo para o efeito a autarquia reforçado os recursos na Ludoteca e Biblioteca Municipal.