Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro

04 | 06 | 2022

O Município de Seia comemorou hoje (4 de junho) o Dia Municipal do Bombeiro, instituído em 2017 com o objetivo de valorizar os homens e mulheres que constituem a força das corporações de bombeiros do concelho.

As comemorações este ano decorreram na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia e foram marcadas pelo desfile entre o edifício dos Paços do Concelho e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Seia, onde simbolicamente se procedeu à deposição de uma coroa de flores, em homenagem aos bombeiros, a que se seguiu a sessão solene.

A ocasião foi de reconhecimento adicional do papel preponderante dos bombeiros do concelho, desempenhado nas mais diversas áreas, particularmente nos domínios social, humanitário e de proteção civil.

Como é habitual, e além do apoio financeiro anual concedido às corporações, a autarquia entregou neste dia, indo de encontro às necessidades prioritárias previamente identificadas pelas três corporações, uma verba de 5.000 €, para cada uma das Associações Humanitárias de Bombeiros, destinadas à aquisição de equipamento.

A Associação Humanitária dos Voluntários de Loriga identificou 1 Kit Estabilização WEBER (Estabilização de viaturas sinistradas em ações de desencarceramento) e 4 conjuntos de fardamento Nomex (casaco+calças), 3 capacetes GALLET F2 X-TREM brancos e 7 óculos STRIKETEAM XTO da ESS.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Romão destinou o apoio municipal para a aquisição de 2 Desfibrilhadores LIFEPAK® 1000 (Idêntico aos das viaturas PEM do INEM) com acessórios.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia vai adquirir, com a verba atribuída, 1 escora/estabilizador Holmatro, 1 conjunto de fardamento Nomex, 150 T-shirts bombeiros, 3 mochilas PARAMED’S XL, 2 manequins SBV-DAE com acessórios e 2 macas de vácuo com acessórios.