CINEECO APRESENTA CURTAS-METRAGENS NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

20/03/2022 15:13

O CineEco vai estar presente no Fórum Mundial da Água, que decorre em Dakar (no Senegal), de 21 a 26 de março, com uma Mostra de Curtas-metragens sobre a temática da Água.

Integrado na comitiva portuguesa, o festival de cinema apresentará uma seleção de 24 curtas-metragens alusivas à água, das últimas quatro edições (2018-2021). Os filmes serão exibidos diariamente no Pavilhão de Portugal.

A participação do único festival português dedicado à valorização ambiental através do cinema, também, contempla, no primeiro dia do Fórum, uma apresentação do percurso dos, já, 27 anos do CineEco. Esta estará a cargo de Madalena Cunhal e Mário Branquinho, em representação do Município de Seia e da direção do festival.

Esta é a segunda vez que o festival de Seia participa no Fórum Mundial da Água. A primeira foi em 2018, em Brasília, e tal como então, o CineEco integra a programação do Pavilhão de Portugal, evidenciando os contributos do cinema para a sensibilização e educação ambientais, nomeadamente para as problemáticas da água.

Subordinado ao tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, o evento, que se realiza pela primeira vez na África Subsariana, pretende, segundo a organização, “transformar-se numa plataforma para profissionais e tomadores de decisão no sentido de acelerarem a prioridade de garantir o acesso à água e saneamento para todos”.

A dinamizar a presença nacional está a Task Force DAKAR, que integra representantes da Secretaria-Geral do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Parceria Portuguesa para a Água, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, empresa Águas de Portugal Internacional, para além da Embaixada de Portugal e da Delegação da AICEP em Dakar.

Como em anteriores edições, Portugal apresentará as competências do setor português da água e a sua capacidade de internacionalização, nomeadamente afirmando o papel relevante da cooperação em língua portuguesa neste setor.