Designação do projeto | Rearborização do Parque da Quinta da Nogueira

Código do projeto | POCI-07-62G4-FEDER-181565

Objetivo principal | (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | Município de Seia

Data de início | 04-07-2022

Data de conclusão | 31-12-2023

Custo total | 95.931,49 €

Custo total comparticipado | 74.900,49 €

Apoio financeiro da União Europeia | 74.900,49 €

Investimento público por parte do Município | 21.031,00 €

Objetivos:

O projeto proposto tem como principal objetivo a re(arborização) de uma área adjacente ao complexo desportivo municipal, o Parque da Nogueira, na freguesia de União das freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. O Município de Seia pretende proporcionar mais espaços verdes à população do mesmo, tal como aos seus visitantes, através da plantação de árvores e arbustos, remoção de árvores mortas ou em declínio, instalação de mobiliário urbano e instalação de um sistema de rega.

O Município de Seia pretende aumentar a arborização nos espaços verdes do território de forma a produzir benefícios importantes para o ambiente e proporcionar aos seus munícipes mais qualidade de vida. Este tipo de ações permite reduzir as vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental e melhorando a capacidade de adaptação às Alterações Climáticas.

No âmbito do projeto proposto, pretende-se desenvolver as ações abaixo:

– Identificação de árvores existentes a preservar;

– Identificação e abate de árvores mortas ou em declínio, de forma a evitar a ocorrência de danos na sua envolvente em pessoas, vegetação, estruturas construídas e outros bens;

– Plantação de árvores e arbustos;

– Construção de um lago artificial.