Porta da Estrela

Intervenção na Av. 1º de Maio, Largo da Feira e Parque Municipal

 

A ação Porta da Estrela engloba as intervenções de requalificação de vários espaços públicos do centro da Cidade, designadamente a Av. 1º de Maio, o Largo da Feira e o Parque Municipal.

Pretende afirmar e reforçar a identidade de Seia como referência indissociável de porta de entrada na serra da Estrela e como produto e resultado da inserção da cidade na história, património natural e sócio cultural e economia da região da Serra da Estrela. As intervenções a materializar pretendem (re)criar um espaço público urbano de qualidade e de referência no domínio da mobilidade urbana, da sustentabilidade e da qualidade arquitetónica e paisagística.

Os objetivos da ação partem por dinamizar o comércio, o turismo e, em geral, qualificar aquela área da cidade como Pólo urbano de conexão (mobilidade) entre a cidade e o exterior (local, regional) e na articulação intraurbana (centro histórico e áreas residenciais).

Inclui intervenção sobre os seguintes elementos: Largo da Feira; Parque multiusos; Parque Municipal; Parque intergeracional, Percurso botânico; Av. 1º de maio; Caminhos da Vila / Caminhos da Escola.

A componente de reabilitação urbana será ainda associada às intervenções de mobilidade urbana que pretendem promover a mobilidade em modos suaves e em transporte públicos bem como estabelecer um nó de interconetividade através da instalação do Hub intermodal (Hub Porta da Estrela) com loja mobilidade e Welcome Center.