Encontra-se em curso a valorização patrimonial e turística da biodiversidade do rio Seia, mediante a intervenção numa porção deste rio, compreendida entre a ponte romana de Folgosa do Salvador e Vila Verde, contemplando a construção de um passadiço ciclo – pedonal.

A operação é financiada em 80% pelo Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020, tem um custo total de 150 mil euros, e tem como objetivo dotar a área de intervenção numa utilização qualificada do espaço, potenciando a sua valorização paisagística, ambiental, económica e social.
O percurso pedonal e ciclável, fará a ligação entre as diversas aldeias historicamente ligadas ao rio e terá uma extensão de 8,4 km, aproveitando grande parte dos caminhos já existentes. Onde tal não for possível, serão construídos pequenos troços de passadiços sobrelevados de madeira, com cerca de 520 metros e duas pontes fixas.
No trajeto, rico em flora e fauna e uma vegetação ripícola luxuriante, sobressaem vários pontos de interesse, como moinhos, açudes, levadas, pontes, miradouros, rebanhos e pastagens, pelo que tendo em vista uma fruição conscienciosa destes espaços, serão colocados painéis interpretativos e informativos.