Código de Ética e Conduta

A Câmara Municipal de Seia, como órgão da administração local, tem por missão promover a qualidade de vida dos habitantes, através da definição de estratégias e linhas orientadoras para o desenvolvimento social, económico, educacional, cultural, habitacional, segurança, trabalho, ambiente, desporto e lazer, no respeito pela dignidade da pessoa humana.

O Município orienta a sua ação no sentido de promover e dinamizar o concelho aos vários níveis, primando pela aplicação sustentável dos seus recursos.

É no estrito e rigoroso cumprimento desta linha de princípios e valores que a Câmara Municipal de Seia criou o Código de Ética e Conduta Profissional dos Trabalhadores.

O Código de Ética e Conduta profissional é um documento que define os modelos de comportamento a observar pelos trabalhadores do Município de Seia, no âmbito de um desempenho profissional ético. Este deve pautar-se por elevados padrões de qualidade e em consonância com a Missão e Valores do Município, sendo um documento de circulação entre os seus trabalhadores e acessível ao público em geral.

Com este documento o Município de Seia pretende ser mais do que apenas um bom conjunto de pessoas a trabalhar em prol do munícipe, procurando de forma progressiva, com esforço e dedicação de todos os trabalhadores do Município, contribuir para a construção de um Município melhor.

Os trabalhadores do Município no desempenho das suas funções e atividades estão exclusivamente ao serviço do interesse público, subordinado à Lei e à Constituição da República, devendo ter sempre uma ética e conduta responsável que garanta a prevalência do interesse público sobre os interesses particulares ou de grupo.

A responsabilidade do Município passa pelo tratamento adequado traduzido na observância de todos os princípios plasmados no Código de Procedimento Administrativo e na Carta Ética da Administração Pública.

Documento para consulta

codigo_etica_conduta_2018