Neve

O concelho de Seia encontra-se em local propício a queda de neve pelo que é importante ter em consideração o que fazer para se proteger.

Deve utilizar roupas quentes, com várias camadas para se proteger contra o frio, e caso se encontre a visitar a Serra da Estrela, deve usar também peças como gorros, luvas e cachecóis.

Se ficar imobilizado no automóvel, permaneça no interior do veículo, ligue o motor apenas de hora a hora e mantenha ligado por dez minutos de cada vez. Se puder, mantenha o escape obstruído de neve, para os fumos não penetrem a viatura.

Caso deseje a realizar um percurso pedestre, deve estudar o percurso atentamente, levar roupa e calçado adequados, prever as dificuldades e levar uma pequena mala com cobertor, alimentos, lanterna, GPS, etc. Se ficar perdido, mantenha a calma, alerte os agentes de Proteção Civil e procure pontos de referência que ajudem a localizá-lo.  Encontre um local abrigado e mantenha-se em movimento.

Em caso de acidente na neve, deve desligar os motores e imobilizar os veículos acidentados, cobrir com terra manchas de combustível ou óleo derramado. Para sinalizar a outros condutores, vista o colete refletor e coloque o triângulo de emergência. Ligue para o 112 e indique todas as informações necessárias.

 

Para mais informações, consulte o site oficial da Proteção Civil: prociv.pt