Incêndios Florestais

GESTÃO DE COMBUSTÍVEIS, PORQUÊ E PARA QUÊ?

A gestão de combustíveis (redução de material vegetal e lenhoso de modo a dificultar a propagação do fogo) no terreno envolvente às edificações é a sua melhor proteção:
  1. Retarda a propagação do fogo;
  2. Diminui a inflamabilidade da envolvente à edificação;
  3. Evita que as chamas atinjam zonas inflamáveis da sua casa (portadas e janelas de madeira, algerozes/caleiras, etc.).
 

PROTEJA A SUA CASA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Reduza a vulnerabilidade da sua casa. Até 15 de março é obrigatório fazer uma faixa de gestão de vegetação, medida a partir da alvenaria exterior da casa.    

OBRIGATÓRIO

  1. Mantenha 50 metros à volta da sua casa sem matos.
  2. Desrame as árvores em redor da sua casa até 4 metros acima do solo. Para árvores com altura inferior a 8 metros, desrama-se apenas a metade inferior.
  3. Mantenha as copas das árvores distanciadas no mínimo 4 metros entre si.
  4. Certifique-se que as árvores e arbustos se encontram a mais de 5 metros das edificações e que a sua copa nunca se projeta sobre a sua cobertura/telhado.
  5. Mantenha botijas de gás ou substâncias combustíveis, inflamáveis e explosivas afastadas 50 metros da sua habitação.
  6. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa nos acessos à sua habitação.
 

ACONSELHÁVEL

  1. Instale uma faixa de 1 a 2 metros com pavimento não inflamável à volta da sua edificação.
  2. Num raio de 10 metros da sua casa evite ter vegetação muito inflamável ou que seque com facilidade. Evite sebes com espécies que acumulem muito material lenhoso seco no seu interior ou que contenham óleos ou resinas e as cercas feitas de caniços e urze seca.
  3. Verifique se o sistema de rega (quando aplicável) e as mangueiras estão operacionais.
  4. O telhado é das zonas mais vulneráveis da casa. Remova as ervas, folhas, ramos e musgos que se encontrem nos telhados e nas caleiras/algerozes.
  5. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da sua habitação.
  6. Proteja as portas e as janelas com persianas ou portadas.
  7. Garanta o acesso ao interior da propriedade das viaturas dos bombeiros.
 

Recomendações a adotar durante um incêndio

  1. Vista roupa larga de algodão que cubra os braços e pernas e use calçado fechado. Evite a exposição aos fumos e tape a boca e o nariz com um pano húmido.
  2. Feche todas as portas de casa para o exterior e das divisões interiores, bem como todas as janelas e outras aberturas (grelhas de ventilação, etc). Desligue os mecanismos automáticos de abertura de portas de portões. Coloque toalhas molhadas enroladas por baixo das portas e janelas. Qualquer fresta aberta pode ser fatal para a entrada do incêndio em sua casa.
  3. Desligue as válvulas de gás. Afaste os materiais combustíveis que estão junto das janelas (cortinas, sofás, etc) e retire o mobiliário de jardim, lonas e lenhas que estejam nos alpendres ou junto à sua casa.
  4. Regue a envolvente à sua casa. Caso tenha sistema de rega, ligue-o. Reúna baldes de água dentro e fora de casa. Caso surja um foco de incêndio elimine-o de imediato com água, terra ou ramas.
  5. Tenho o veículo preparado para uma saída de emergência. Mantenha-se em casa e siga as orientações das autoridades.
  6. Após a passagem do incêndio verifique se não existem pequenos focos ou fumo junto às portas, janelas, telhados, chaminés e algerozes. Mantenha-se vigilante durante os dias seguintes
  Fonte: ICNF - http://www2.icnf.pt/portal/agir/boapratic/dfci#comb