Vide e Cabeça

Vide

A vila da Vide encontra-se no extremo Sul do concelho e é a freguesia mais distante da sede do concelho. Foi sede de concelho até 1834, passando para Loriga até este ser extinto em 1855, ano em que foi anexada ao concelho de Seia.

O seu povoamento remonta aos finais do Paleolítico Superior como comprovam as últimas descobertas arqueológicas realizadas no Verão de 2002. Foram descobertos pela arqueologia em 1998, e na sequência de estudos toponímicos realizados no âmbito do Núcleo de Góis da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, núcleos de gravuras rupestres. As figuras rupestres situam-se nas Ferraduras, nos Carvalhinhos e nas Fontes do Cide e têm como motivos decorativos, círculos, motivos geométricos, covinhas, serpentiformes e linhas, devendo em traços gerais corresponder cronologicamente à Idade do Bronze.

Nesta freguesia pode-se visitar a igreja paroquial, com mais de 300 anos, as capelas do Calvário e da Nossa Senhora da Guia, fontes romanas, um cruzeiro, ponte romana, sobre a ribeira de Alvoco, e fornos comunitários.

Esta freguesia do concelho de Seia possui anexadas ao seu território 28 lugares: Abitureira, Baiol, Balocas, Baloquinhas, Barreira, Barriosa, Barroco da Malhada, Borracheiras, Carvalhinho, Casal do Rei, Casas Figueiras, Cide, Costeiras, Coucedeira, Fontes de Cide, Fradigas, Gondufo, Malhada Cilhas, Monteiros, Muro, Outeiro, Ribeira, Rodeado, Sarnadinha e Silvadal, Levadas, Obra e Chão Cimeiro.

 

Cabeça

Cabeça, terra lendária dos cavaleiros das Esporas de Ouro, é freguesia desde 13 de Janeiro de 1800. É uma pequena povoação situada num morro, sobranceira à ribeira de Loriga. Caracteriza-se pelos seus socalcos utilizam-se ainda instrumentos agrícolas muito primários.

Possui duas igrejas (São Romão e Paroquial) e duas capelas (Santo António e Nossa Senhora da Nazaré). Devido ao crescimento da população a antiga igreja paroquial, cujo o seu orago é São Romão, deixou de servir construindo-se então a actual Igreja Paroquial. A capela da N.S.ª da Nazaré data de 1900 e fica aproximadamente a 500m da povoação.

 

União das Freguesias de Vide e Cabeça
Sede
Rua da Estalagem
6285-116 VIDE
Telefone: 238 661 222
E-mail: jfreguesiadevide@sapo.pt