Tourais e Lajes

Tourais

Esta freguesia é muito antiga, provam-no a existência de vestígios romanos na sua área. O repovoamento de Tourais coincidiu com o reinado de São Salvador de Tourais, todavia nas Inquirições refere-se que a igreja foi fundada em 1258.

Como locais de interesse pode-se visitar a igreja paroquial, do século XIX, a capela de S. Matias, a casa de Camila Montenegro, que tem uma capela do ano de 1745, o solar de Bernardo da Silva, o penedo furador e o lugar da casa dos Matos.

Para além de Tourais, sede de freguesia, constituem esta freguesia as localidades: Figueiredo, Pereiro, Pradinho, Vila Verde e Lapa de Tourais.

 

Lajes

É uma das mais pequenas freguesias do Concelho de Seia e existe desde a época medieval, estando referenciada nas Inquirições de D. Afonso III (1296) com o nome de “Lageas”. Esta freguesia pertenceu a Tourais até que em meados do séc. XIX passou pertencer a Seia.

O seu Património religioso é composto pela Capela do Senhor do Milagres e pela Igreja São Domingos ambas de construção recente. Apesar de nesta última o seu frontão ter esculpida a data de 1790.

 

União das Freguesias de Tourais e Lajes
Sede
Rua Dr. Montenegro
6270-586 Tourais
Telefone e Fax: 238 976 433
E-mail: geral@freguesiatouraiselajes.com
Website: www.freguesiadetourais.com

Horário:
Segunda-feira e quinta-feira, das 19h às 21h