Torroselo e Folhadosa

Torroselo

Torroselo foi outrora vila e sede do concelho. Data de 1150 a primeira vez que esta localidade é mencionada num documento, tendo recebido nos fins do século XII, sob a égide do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o seu primeiro foral e o último em 1514, concedido por D. Manuel.

São vários os monumentos com interesse turístico existentes em Torroselo, nomeadamente as capelas de S. Bento e de S. João Batista, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que data de 1459, o largo da Fonte dos Mouros da época manuelina, onde também existe um Pelourinho e o cruzeiro inaugurado em 1941, tratando-se de um padrão comemorativo do centenário da Fundação e da Restauração de Portugal.

 

Folhadosa

Situa-se a 12 Km da sede do concelho, tem uma população de aproximadamente 700 habitantes. Em Folhadosa podemos ver a Igreja Paroquial, que data de 1602, a Capela de Nossa Senhora da Ribeira de grande interesse arquitetónico, a Capela de Nosso Senhor do Calvário e a Casa de Repouso Nossa Senhora do Socorro.

 

União das Freguesias de Torroselo e Folhadosa

Sede
Rua João Freixo, 7
6270- 555 TORROSELO
Telefone: 238 902 317
E-mail: uftorroselo-folhadosa@sapo.pt

Horário:
Folhadosa: Segunda-feira das 20:30 às 22:00

Torroselo: Quarta-feira das 20:30 às 22:00

Executivo

Presidente: Tiago Filipe da Perpétua Domingues

 

 

Pontos de Interesse:

Torroselo

Cruzeiro: inaugurado em 1941. Trata-se de um padrão comemorativo do centenário da Fundação e da Restauração de Portugal.
Capela de São Bento
Capela de São João Baptista
Fonte dos Mouros (época manuelina)

Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário: data de 1459.
Pelourinho de Torroselo: monumento quinhentista formado por três degraus quadrangulares, um fuste octogonal e um remate em forma de pirâmide.
Solar de Torroselo/Solar dos Albuquerque: casa nobre eclética com capela; reconstrução e ampliação recente de edifício pré-existente; diferente tratamento entre os alçados principais e os secundários; algumas influências do denominado estilo “Português Suave ” nas varandas alpendradas.
Museu Rural e Etnográfico

 

Folhadosa

Alminhas em Folhadosa
Capela de Nossa Senhora do Calvário: localiza-se na Estrada da Beira. O seu altar-mor é composto por três nichos, o principal pertence ao seu orago e os laterais ao S. João Baptista e à Nossa Senhora das Dores. Quanto à sua tipologia, esta é de arquitetura religiosa.
Capela de Nossa Senhora da Ribeira: tem o chão constituído por pequenas pedras agrupadas.
Igreja Paroquial: é datada de 1602 e localiza-se no Largo da Igreja. O seu altar-mor é composto pela N. Sª de Fátima, a quem foi dedicada a construção desta igreja, São Sebastião, N. Sª do Rosário, São Geraldo e o Sagrado Coração de Jesus. Quanto à sua tipologia, esta é de arquitetura religiosa.
Solar Visconde de Molelos: datado do século XVIII, este imponente solar conta com uma pequena capela e uma adega.