Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros

Seia

Oppidum Sena, antiga cidade de Sena, hoje Seia, foi fundada há 2400 anos pelos Túrdulos. Durante muito tempo foi dominada pelos árabes, sendo definitivamente conquistada por D. Fernando Magno em 1055, que mandou edificar o seu castelo.

 

São Romão

Esta localidade é a vila mais rica do concelho, não só em recursos naturais mas também em património arqueológico e arquitetónico. O Castro, local onde foram encontrados objetos de olaria, mós manuais, pesos de tear, moldes de fundição e utensílios de bronze e de pedra, a Igreja Matriz, a capela do Santo Cristo e o Buraco da Moira, sítio arqueológico cuja ocupação remonta ao Calcolítico (1200 a.c.), são pontos de paragem obrigatórios.

Na Senhora do Desterro, aldeia pertencente a esta freguesia, é possível visualizar uma rocha com o formato de uma Cabeça de Velha, e doze capelas, uma das quais é a capela dos Doutores, única em Portugal. A Senhora do Desterro é banhada pelo rio Alva, onde existe uma praia fluvial. De salientar que nesta localidade foi construída a primeira central Hidroelétrica do país.

 

Lapa dos Dinheiros

A aldeia da Lapa dos Dinheiros encontra-se alcandorada na encosta serrana, a cerca de oitocentos metros de altitude, distando cerca de uns oito quilómetros da sede de concelho. O topónimo desta aldeia encontra-se associado à figura do rei D. Dinis, figura incontornável da história de Portugal, resultante da sua passagem pela região.

A Lapa é detentora de uma dimensão paisagística soberba, com veredas que permitem aceder à parte mais elevada da serra, muito próxima da Lagoa Comprida, as mesmas que conduziam os gados às pastagens de altitude. Mas a paisagem cultural não é menos importante. O Buraco da Moura e o Castro de S. Romão são testemunhos da antiga ocupação humana, lugares que se tornaram lendários para os pastores serranos.

 

União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
Sede
Praça 18 Dezembro, nº 1
Apartado 583
6270-286 São Romão
Telefone: 238 399 222
E-mail: geral@uniaofreguesias.pt

Horário: 09:00h /12:00h – 14:00h / 17:00h
Horário de atendimento do executivo aos fregueses: Quarta-feira, das 15:00h às 18:00h

 

Edifício da Junta em Seia

Esplanada dos Combatentes da Grande Guerra
6270-489 Seia
Telefone: 238 314 879
E-mail: seia@uniaofreguesias.pt

Horário de funcionamento: 09:00h /12:00h – 14:00h / 17:00h
Horário de atendimento do executivo aos fregueses: Quarta-feira, das 09:00h às 12:00h

 

Edifício da Junta em Lapa dos Dinheiros
Rua do Centro Cultural, 1
6270-651 Lapa dos Dinheiros
Telefone: 238 393 604
E-mail: lapadosdinheiros@uniaofreguesias.pt

Horário de atendimento do executivo aos fregueses: Terça-feira e Quinta-feira, das 18:00h às 19:00h

Executivo

Presidente: Paulo Jorge Martins Pina

 

 

Pontos de Interesse:

São Romão

Cabeça da Velha: rocha granítica que lembra o perfil de uma idosa desdentada. Uma maravilha da natureza.
Casa das Tílias
Capela de São Romão: muito antiga, fica situada no meio do povoado mais antigo.
Capela da Quinta de Nossa Senhora da Conceição
Capela de São Sebastião
Cruzeiro dos Centenários de São Romão
Fonte de São Pedro e Alminhas: Arquitetura hidráulica de elevação, extração e distribuição, neoclássica e arquitetura religiosa. Possui duas bicas, que vertem para tanque retangular de bordos simples. Sobre este, umas alminhas, mas antigas, de duplo nicho e rematado por cruz latina.
Ponte da Senhora do Desterro
Ponte de Jugais
Santuário da Senhora do Desterro: Santuário mariano composto por dez capelas, distribuídas pela vertente O. da Serra da Estrela, num perímetro vasto, que se inicia no momento da “Anunciação” e termina com o “Calvário”

 

Seia

Capela de Santa Ana: Localizada no Monte de Santa Ana (numa arriba à beira da estrada que liga Seia a Aldeia da Serra). Data de 1901.
Capela de Santo Cristo do Calvário: Localizada na rua 1º de Dezembro, constituía inicialmente uma das estações da Procissão dos Passos. Supõe datar-se dos finais do século XVI.
Fonte da Casa das Obras do Despacho
Fonte Nova
Fonte das Quatro Bicas: A água vem encanada, passando a conduta perto da Capela de São Pedro.
Igreja da Misericórdia e Casa: Localizada no Largo da Misericórdia.

 

Lapa dos Dinheiros

Buraco da Moura: gruta granítica situada no sopé da montanha.
Capela de Nossa Senhora do Amparo: esta capela serviu de igreja paroquial até à edificação da igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada do século XX. É uma capela de planta retangular e com fachadas em granito. Num portal lateral encontra-se a inscrição “1754”. No seu interior, possui púlpito e altar em talha dourada com a imagem de Nossa Senhora do Amparo.
Ponte da Caniça: situada sobre a ribeira da Caniça, esta ponte é granítica e de arco único.
Praia Fluvial: Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos. Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância.
Porto do Boi: oferece um belo percurso pedonal, outrora campo de pastorícia e cultura de cereais. Permite contemplar paisagens deslumbrantes com campos verdejantes e cursos de águas cristalinas.
Monumento ao Sagrado Coração de Jesus
Solar e cerca dos Botelhos/Casa dos Botelhos
Souto da Lapa: espesso bosque onde predomina o castanheiro. Apresenta uma grande variedade de fauna e flora.

Galeria de Fotos