Sabugueiro

Esta aldeia detém o título da aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude. Localizado em plena serra da Estrela, o Sabugueiro é conhecido pelos seus recursos naturais, entre os quais as quedas de água, e vistas panorâmicas de uma vegetação serrana única.

Reza a história que esta freguesia surgiu a partir de um aglomerado de cabanas de pastores que aproveitavam os pastos para as suas ovelhas e cabras.

O Sabugueiro possui um museu etnográfico, um forno comunitário, moinhos de água, uma Igreja Matriz e a fonte do Ferreiro.

 

Junta de Freguesia do Sabugueiro
Lg. da Sardeira
6270-151 SABUGUEIRO
Telefone: 238 314 619
E-mail: jf.sabugueiro@sapo.pt

Horário: 3ª a 6ª das 20:00 às 21:00

Executivo

Presidente: Paulo Alexandre Brás do Vale

 

 

Pontos de Interesse:

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Cruzeiro em Sabugueiro

Fonte do Ferreiro: esta antiga fonte de pedra é ainda hoje usada quer seja para dar de beber aos animais quer para levar água para consumo doméstico. Segundo se diz, esta fonte jorra água fresca no verão e água morna no inverno.

Igreja Paroquial de Sabugueiro / Igreja de São João Baptista: igreja em pedra granítica.

Fonte do Cruzeiro

Forno Comunitário: é aqui que tradicionalmente se coze o famoso pão de centeio e de milho. Apresenta construção granítica com telhado de duas águas.

Museu etnográfico: através do aproveitamento de um “forno velho” conseguiu-se um espaço museológico sobre a vida rural da população, destacando-se a pastorícia e sementeiras agrícolas.
Moinhos de água

Galeria de Fotos