Carragozela e Várzea de Meruge

Carragozela

De povoamento romano ou mesmo anterior, esta freguesia apresenta vestígios arqueológicos importantes que englobam algumas sepulturas cavadas na rocha. Diz a tradição que aqui existiu um convento de frades da ordem de Avis, situado no local onde se ergue a Ermida de S. Silvestre.
Nesta localidade pode visitar-se, entre outros, um fontanário construído em 1912 pela Câmara Municipal e a velha capela de São Silvestre, a 2 km de distância na direção de Várzea, que também se designa por N. Senhora das Neves devido à imagem colocada no altar – mor.

Várzea de Meruge

Nos primórdios da sua existência Várzea era uma aldeia de caráter agrário, tendo sido repovoada após a reconquista, como mostram as Inquirições. A freguesia de Várzea pertenceu à comarca de Aviz que entregou o termo da vila do casal em 1834. Passou a pertencer ao concelho de Seia a partir de agosto de 1855.

União das Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge
Rua D. Urraca Fernandes, 26