Natal em Seia

01 Dez , 03 Jan | 14h

atividades de natal

O programa de Natal em Seia decorre entre 1 de dezembro e 6 de janeiro e promove a visita ao centro da cidade.

No primeiro dia de dezembro, Seia dá as boas-vindas ao Natal com a abertura da pista de gelo e do carrossel parisiense e, também, da ligação da iluminação natalícia nas principais artérias da cidade (de maior atividade comercial), um incentivo para que as compras de Natal se efetivem no concelho. Neste dia o Mercado Municipal também acolhe um conto de Natal.

A praça do Município acolhe a Pista de Gelo, com capacidade para 20 utilizadores, que na abertura (1 de dezembro) recebe a Escola de Patinagem ForLife, com a performance “As Estrelas voltam a brilhar”.

Por sua vez, na envolvente do Mercado Municipal estará instalado um Carrossel Parisiense, direcionado a crianças menores de 12 anos.

Os equipamentos estão abertos ao público de 1 de dezembro a 6 de janeiro, à exceção dos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro, e funcionam diariamente das 14h às 22h, em estreito cumprimento pelas normas definidas pelas autoridades de saúde para a prevenção e mitigação do risco de contágio pela COVID-19.

Para que todos tenham a oportunidade de usufruir da animação instalada, o Município senense oferece um bilhete a cada criança e jovem do concelho, num total de 2600.

As celebrações desta época festiva também podem ser vivenciadas, de 2 a 19 de dezembro, no Mercado Municipal, onde além de um leque variado de produtos e artesanato locais, haverá animação e a Casa do Pai Natal.

O Mercado de Natal decorre às quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Aos fins de semana, no mercado, as crianças também podem escrever a carta ao Pai Natal e interagir com esta figura mágica. A Casa do Pai Natal funciona entre as 11h e as 13h e as 15h e as 19h.

Local: Mercado Municipal de Seia

1 dezembro – 16h
Contos de Natal

5 dezembro – 16h
Cozinha ao Vivo – Mãe com 3 A’s

8 dezembro – 16h
Workshop de Decorações de Natal – Lia Alvadia – Cacos e Farrapos

12 dezembro – 16h
Concerto – Alunas de Canto da Escola de Música
Ana Carina Reis Music & Voices

15 dezembro – 16h
Natal em Movimento – Aula de ginástica

19 dezembro – 16h
Performance “Locus” – Vozes em ½ Ponta

Esta quadra natalícia é, ainda, enriquecida com animação de rua na cidade e em freguesias do concelho. O desfile do Pai Natal chega a Loriga no dia 18 de manhã e, durante a tarde, a São Romão. No dia seguinte, o desfile prossegue pelas ruas de Paranhos (de manhã) e, à tarde, em Seia, assim como na manhã do dia 22 de dezembro.

Animação de rua em Seia
Organização da Associação Empresarial da Serra da Estrela

4 dezembro
Charrete do Pai Natal, com Gonçalo Fernandes

5 dezembro
Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia
Coragem Eventos “Os Primos de França”

11 dezembro
Orquestra da EPSE
Grupo de Bombos “Zés Pereiras Aikdoy”

12 dezembro
Pintura e animação infantil, com Flor Correia

18 dezembro
Orquestra da EPSE
Coragem Eventos “Os Primos de França”

19 dezembro
Pintura e animação infantil, com Ana Felizardo

Destaque, igualmente, para a “Experiência Famel”, proposta da Associação Roda Punho que estará junto ao Mercado no dia 12 de dezembro (10h às 16h), o Moto Pai Natal, organizado pelo Grupo de Motards Amigos Serranos no dia 19 de dezembro, e o Teatro de Marionetas “Natal no Bosque” na Biblioteca Municipal, dia 22 (17h30).

Já em janeiro, no dia 8 (21h30), realiza-se no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, o tradicional concerto de Ano Novo da Escola Profissional da Serra da Estrela.

Programa em pdf: programa NATAL EM SEIA