Mostra de Gastronomia “Aromas e Sabores da Montanha”

26 Fev a 06 Mar

gastronomia

São nove dias de convites renovados, a cada dia, em 36 restaurantes do concelho, para conhecer, provar e degustar os “Aromas e Sabores da Montanha”.

A mostra gastronómica, que decorre entre 26 de fevereiro e 6 de março, é promovida pelo Município de Seia, juntando à mesa a herança de saberes e sabores do concelho, com o objetivo de dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.

A gastronomia é um dos mais importantes recursos turísticos do concelho de Seia, nomeadamente a gastronomia de montanha, que pelo seu caráter singular e diferenciador, muito contribui para elevar os níveis de atratividade do concelho e da região da serra da Estrela.

Trata-se de um património único, inspirado nos produtos e vivências locais, ao qual a Câmara Municipal quer dar um novo impulso, valorizando e divulgando a gastronomia enquanto elemento cultural, símbolo de identidade e uma ferramenta de desenvolvimento local e de promoção territorial.

Assim, por estes dias, os restaurantes apresentarão uma ementa de inspiração tradicional, com recurso aos produtos locais, privilegiando, entre outros, o uso do cabrito, do borrego, do Queijo Serra da Estrela, do mel, do requeijão e dos enchidos.

À mesa também não faltará o típico pão de centeio e a broa de milho, ou o Bolo Negro, iguaria única, e propostas de degustação do vinho de altitude, produzido nas encostas da serra da Estrela ou mesmo na região demarcada do Dão.

Consulte as ementas dos restaurantes aderentes em visitseia.pt.