A democracia portuguesa cumpre 51 anos. Para festejar este momento histórico, o Município de Seia assinala o 25 de Abril de 1974 com um programa comemorativo que integra um espetáculo musical na noite de 24 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e a habitual sessão evocativa da Assembleia Municipal, no dia 25, às 10h30.
O espetáculo “Abril em Branco” marca as comemorações dos 51 anos da Revolução dos Cravos, evocando a liberdade e os valores de Abril através da obra e do legado de José Mário Branco, figura incontornável da música de intervenção e da cultura portuguesa contemporânea. No palco estarão Luca Argel, Catarina Munhá, Filipe Valentim, Luís Bastos e o Quarteto de Cordas Naked Lunch, numa proposta musical que vai além da simples interpretação das canções de José Mário Branco. O espetáculo alia composições, arranjos instrumentais e poesia, construindo uma leitura atual e criativa da sua obra – uma viagem sensível e politicamente consciente pela história recente do país.
O título do espetáculo – “Abril em Branco” – simboliza a ideia de que a democracia é uma página em branco, em constante construção e renovação; de que os valores conquistados em Abril não são dados adquiridos, exigindo defesa ativa e vigilância permanente; e de que a liberdade, a igualdade e a democracia são causas contínuas, como expressa a icónica composição “FMI”, de José Mário Branco.
Neste espírito, o espetáculo assume-se como um trabalho coletivo, com forte identidade artística e contemporânea, homenageando não só o autor, mas a revolução e os seus ideais, que continuam a ser fonte de inspiração. A entrada é livre, sujeita à lotação do Cineteatro.
A 25 de abril, a Assembleia Municipal de Seia reúne na habitual sessão solene. O momento evocativo do 51.º aniversário tem início às 10h30, no Auditório da Casa Municipal da Cultura.
A sessão conta, como habitual, com as intervenções dos Grupos Municipais e da Presidente da Assembleia, encerrando com o canto do Hino Nacional.