Município otimiza limpeza urbana com novos equipamentos

31 Jan a 20 Fev

O Município de Seia tem ao serviço de limpeza urbana novos equipamentos ecológicos, nomeadamente uma varredora mecânica, dois aspiradores elétricos e uma varredora elétrica.

Estes equipamentos enquadram-se na estratégia ambiental da autarquia, conferindo maior otimização aos trabalhos de limpeza do espaço público urbano, e funcionam em complemento ao método tradicional, de vassoura e pá.

O alto desempenho de aspiração e a versatilidade destas máquinas, em especial da varredora mecânica, garantem a cobertura de maiores áreas em menor tempo, uma limpeza mais eficiente, assim como a recolha contínua de resíduos, em virtude da grande capacidade de depósito.

Por sua vez, a varredora mecânica, alimentada a biocombustível, dispõe ainda de acessórios que permitem uma solução ambientalmente correta no controlo de “infestantes”, como é o caso das ervas daninhas, nos passeios e bermas de estrada.

Estes equipamentos estão ao serviço do Município de Seia em regime de aluguer, onde se encontra incluído todo o material de desgaste e a respetiva manutenção por parte da empresa adjudicatária.

O aluguer operacional da varredora urbana mecânica foi adjudicado pelo valor global de 178 550€, diluídos ao longo de 60 meses, estando previstas 8 820 horas de trabalho. Os dois aspiradores elétricos e a varredora elétrica foram alugados por 66 780€ no seu conjunto, correspondendo este valor a um total de 5 200 horas, pelo período de 36 meses.

Galeria