Campanha contra a Violência nas Mulheres

24 a 30 | Nov

Assinalado anualmente a 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres visa sensibilizar a sociedade para esta problemática social.

Lamentavelmente, cada vez mais são identificados casos de violência doméstica e torna-se fundamental sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia, uma vez que se trata de um crime público. É, também, essencial reconhecer as marcas profundas que este crime provoca nas vítimas diretas, mas também naqueles/as que vivem envolvidos/as nesse mundo de violência, nomeadamente as crianças e jovens.

Assim, considerando a importância deste assunto, o Município associa-se uma vez mais à campanha de sensibilização promovida pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV), instituição que tem contribuído para a melhoria do bem-estar das vítimas de violência doméstica do distrito da Guarda, através da divulgação desta resposta social.

Sediado no Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD), IPSS com localização na Rua Soeiro Viegas, nº2 – B, na Guarda, o NAV disponibiliza apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico realizados por uma equipa multidisciplinar que inclui uma técnica de Serviço Social, uma Psicóloga e uma Jurista.

O Núcleo garante às Vítimas de Violência Doméstica um atendimento personalizado e posteriormente acompanhamento e acompanhamento adequado às suas necessidades.