A Direção Geral da Saúde (DGS) alargou a possibilidade de vacinação nas Farmácias também a pessoas com 60 anos ou mais.
A partir de hoje, todas as pessoas com 60 ou mais anos, podem dirigir-se às farmácias aderentes, sem necessidade de prescrição médica, para que lhes seja administrada gratuitamente a vacina contra a gripe.
Esta evolução não significa qualquer alteração ao protocolo já assinado e configura um contributo para que o Programa de Vacinação SNS Local chegue a um conjunto mais alargado de pessoas incluídas em grupos prioritários para vacinação contra a gripe, definidos pela DGS.
No âmbito do protocolo, mantém-se a vacinação gratuita às pessoas com mais de 6 meses e menos de 60 anos com as patologias crónicas ou condições incluídas no Quadro III – Grupos abrangidos pela vacinação gratuita.
A comparticipação da vacinação protocolada entre a Câmara Municipal, a Associação Nacional das Farmácias e a Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão S.A. abrange munícipes residentes no concelho.
Apesar da vacina ser gratuita, a sua administração nas farmácias implica um custo para os utentes, até um valor máximo de 2,50 euros/ato. No âmbito do protocolado, este valor é suportado pelo Município, tendo destinado uma verba no valor de 5000€, respeitante a um máximo de 2000 beneficiários.