Intitulado “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA” -Caminhos da MEMÓRIA esta é uma exposição coletiva e itinerante que se encontra em exposição até dia 28 de dezembro na Casa Municipal da Cultura de Seia. A mesma procura aproximar várias técnicas artísticas como pintura, escultura, desenho, instalação artística, poesia, caricatura e cartoon.
A homenagem a Aristides de Sousa Mendes faz parte do Projeto UNESCO “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos” que aborda a temática do holocausto e dos Direitos Humanos envolvendo, neste caso, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Esta atividade promove, assim, um maior alcance na comunidade educativa e projeção fora do concelho, levando esta homenagem até mais cidades portuguesas.
A exposição pretende ainda envolver artistas e participantes na sensibilização para os valores da solidariedade, desenvolvendo nos jovens a consciência de uma cidadania responsável, crítica e participativa e, ao mesmo tempo, alertar para o perigo dos extremismos políticos, do racismo e da xenofobia.
Uma iniciativa que nasceu pela vontade da docente e artista plástica Josefa Reis, foi coorganizada com o artista Victor Costa, em parceria com a Câmara Municipal de Carregal do Sal, com a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato e juntamente com a Fundação Aristides de Sousa Mendes, contando com o apoio da Direção Geral da Educação, da Comissão Nacional da UNESCO.